top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Formanek

O poder do autoconhecimento na liderança e no sucesso profissional

Informação é valor. Conhecimento é poder. Em qualquer aspecto de nossas vidas, seja pessoal ou profissional, buscar conhecimento deve fazer parte de nossa rotina. Para uma empresa, é imprescindível conhecer o mercado em que atua, quem são os concorrentes, o que os clientes desejam etc. Conhecimento e informação formam a base para qualquer tipo de planejamento e para os planos de açãos decorrentes desse programa. Mas, se podemos dizer que conhecer tendências de mercado, oportunidades e ameaças são necessidades essenciais para uma empresa, o que seria essencial para nós, indivíduos? Se você é ou já foi funcionário de uma empresa, talvez tenha passado pela experiência de fazer parte de um programa de planejamento estratégico ou mesmo da elaboração de um orçamento anual ou plano de marketing. Nessas ocasiões, são colocadas no papel uma série de premissas, informações, cenários possíveis e metas que servirão de guia para que os negócios da organização sejam conduzidos da melhor forma possível e possam gerar os resultados desejados. Fazemos isso porque fica mais fácil enxergar algumas coisas quando pensamos de forma estruturada, com método.

Não seria interessante fazer a mesma coisa conosco? Quero dizer: será que não poderíamos analisar e planejar nossas vidas, sobretudo sob a perspectiva profissional, de forma similar, com método e com as ferramentas adequadas? Você já se perguntou por que é que você trabalha com o que você trabalha? Por que escolheu essa atividade profissional? Por que trabalha nessa empresa e não em alguma outra ou mesmo por que não criar sua própria empresa? Talvez sua resposta imediata seja algo do tipo: "Trabalho pelo dinheiro, pela segurança que isso me traz" ou "Não sei muito bem porque atuo nessa profissão, é o que apareceu" ou ainda, "É o que temos para o momento". E talvez você seja alguém afortunado que possa dizer: "Trabalho exatamente onde e da forma que sempre desejei" e isso é ótimo. Se esse for seu caso ou se o seu caso se pareça mais com as declarações anteriores, sempre há espaço para melhorar e evoluir. Só que para melhorar, para avançarmos em nossas carreiras de forma ampla, é preciso estabelecer uma base, saber em que lugar você se encontra hoje. É aí que entra o autoconhecimento, compreender profundamente o que te leva a tomar as decisões que você toma, a agir da forma que você age e a se comportar do jeito que você se comporta. É claro que você sabe aquilo que te agrada e o que te incomoda, mas será que você conhece à fundo seus pontos fortes e em que aspectos precisa melhorar? Sabe dizer o que as pessoas esperam de você e se as exigências de sua vida profissional estão em sintonia com o que deseja para si mesmo? Autoconhecimento não é algo fácil e exige técnica e um certo trabalho, mas os resultados de um programa adequado de autoconhecimento trazem clareza de onde se está, para onde se deseja ir e qual o melhor caminho para essa jornada. E esse é um processo muito eficiente para que possamos compreender as interseções entre os diversos aspectos de nossas vidas, estejam eles ligados às nossas atividades profissionais ou ao nosso universo pessoal e familiar.

Se você já pensou nisso ou se deseja saber mais sobre as formas e a metodologia que são utilizadas para o autoconhecimento e para um plano de desenvolvimento profissional, acesse o e-book que está aí abaixo e fique à vontade para entrar em contato com a gente.



20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page