top of page
Buscar

O que são as DORES do cliente?

Foto do escritor: Ricardo FormanekRicardo Formanek

Saiba como aproveitar essas dores para criar oportunidades de negócios!


Dor é um conceito que dispensa grandes apresentações. Todos nós já sentimos dores de diversos tipos e, quando estamos com alguma dor, tudo o que queremos é que ela passe o mais rápido possível.

No ambiente de negócios, também não é difícil compreender o que é uma dor, mas, para que possamos aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem quando analisamos as dores dos nossos clientes, convém elaborar um pouco mais este conceito. Vamos lá:

Uma dor é aquilo que incomoda ou atrapalha o cliente quando ele deseja realizar suas atividades. Uma dor também descreve riscos de obter resultados indesejados ou não obter resultado algum.

Bem, se uma dor do cliente é aquilo que o atrapalha ou aquilo que o impede de executar suas tarefas da forma adequada, precisamos, em primeiro lugar, entender o que o cliente faz, quais são as suas tarefas. E aqui já surge uma grande oportunidade de se diferenciar da concorrência, porque o fato é que a maioria dos seus competidores não conhece as atividades dos seus clientes.

Se você não sabe o que o cliente faz e quais são as suas necessidades, como você poderá saber que tipo de produto ou serviço ele precisa?

O poder das perguntas


Aqui vão algumas perguntas para te ajudar a entender o que o seu cliente (ou futuro cliente) faz:


  •  O que seu cliente busca conquistar?

  •  Em que atividades o cliente depende da interação com outros?

  •  Que problemas o cliente tenta resolver?

  •  Que problemas o cliente poderá ter sem que já tenha percebido?

  •  Que atividades, se completadas, darão ao cliente enorme satisfação?


Depois de compreender quais são as atividades do seu cliente, o próximo passo é verificar quais as possíveis dores, ou seja, aquilo que o atrapalha na execução de suas tarefas. Para isso, vamos a mais algumas perguntas:


  •  O que os clientes enxergam como muito caro, que exige muito esforço ou que leva muito tempo?

  •  Quais são as maiores frustrações do cliente?

  •  Quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelos cliente?

  •  Quais são os maiores riscos?

  •  Que erros o cliente comete?


Você pode tentar responder a essas perguntas sozinho ou com a ajuda de sua equipe. Normalmente, quem está mais próximo do cliente tem maior facilidade. Outra ideia é perguntar diretamente aos clientes, por que não?


O que você tem a ganhar com isso?


Ao realizar este pequeno exercício, você será capaz de criar uma proximidade maior com seu cliente ou com quem você deseja que venha a ser seu cliente, gerar confiança, desenvolver parcerias duradouras e indicar os melhores produtos e serviços de acordo com as reais necessidades, caso a caso.


E você, já fez esse tipo de análise? A que conclusões chegou?


Deixe seus comentários!

 
 
 

Comments


bottom of page