LINGUAGEM DE VALORIZAÇÃO
O que mais faz você se sentir valorizado e amado? No mundo existem muitas línguas diferentes, o que dificulta a comunicação. Além disso, mesmo quando estamos falando a mesma língua, muitas vezes, não conseguimos compreender corretamente o que o outro quer nos dizer. Em seus muitos anos de pesquisas e aconselhamento de casais, Gary Chapman, conceituado Antropólogo americano, Doutor em Filosofia e Psicoterapeuta Familiar, percebeu que o mesmo acontece quando tentamos expressar o nosso amor. Ou seja, podemos amar sinceramente e ainda assim não somos capazes de comunicar o nosso amor de forma que o outro se sinta amado. É como se tentássemos expressar o nosso amor em japonês para uma pessoa que só se sente amada em inglês! Portanto, ser sincero e ter boa vontade para valorizar as pessoas muitas vezes não é o suficiente. Segundo os estudos de Gary Chapman, se quisermos comunicar o nosso sentimento de amor de forma efetiva, devemos buscar descobrir qual a principal linguagem de valorização de quem se relaciona conosco, pois temos a tendência de expressar o nosso amor da maneira como NÓS nos sentimos mais valorizados e não da forma como os outros. se sentem. O relacionamento entre um líder e seus subordinados ou entre colegas pode aproveitar muito desse conceito para criar ambientes colaborativos e extrair o melhor de cada membro das equipes.
Como funciona?
Palavras de afirmação
Algumas pessoas se sentem mais reconhecidas e valorizadas quando recebem palavras que emitam mensagens de reforço positivo, encorajamento ou motivação.
Tempo de qualidade
Para outras pessoas, a linguagem principal de valorização tem a ver com a atenção e o tempo que são dedicados a elas. Neste caso, o ato de estar próximo e de fazer junto possui um significado muito mais valioso.
Presentes
No mundo corporativo, presentes nem sempre são bem recebidos. Pode haver algum tipo de interpretação incompatível com a cultura ou mesmo regulamentos internos. Neste caso, não se tratam de presentes caros ou que possam suscitar uma intenção dúbia. São símbolos de apreço, uma lembrança ou mesmo um chocolate.
Atos de serviço
Para certas pessoas, o ato de ajudar e de servir conta mais no processo de reconhecimento e valorização. Se o seu parceiro ou colega tem essa linguagem como sua principal, então certamente existem tarefas que ele(a) irá gostar que você as faça. Do mesmo modo, se ele(a) estiver atarefado com alguma coisa e receber uma providencial ajuda sua, muito provavelmente suscitará o seguinte pensamento: “Nossa, como ele(a) se preocupa comigo e com o que eu tenho que fazer... Ele(a) realmente me valoriza!”
Toque físico (apropriado)
Segundo Gary Chapman, inúmeras pesquisas na área de desenvolvimento infantil denotam o quão importante é o toque físico para a comunicação do amor, o processo de valorização e a consequente construção da autoestima da criança. Obviamente, no ambiente corporativo, interações físicas devem ter a cautela necessária, mas o famoso tapinha nas costas, um aperto de mãos firme e até um abraço quando conveniente, podem servir como sinal de estima e apreciação. O toque físico é, portanto, quando apropriado, um poderoso veículo de comunicação para dizer o quanto você ama ou valoriza a pessoa ao seu lado.