top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Formanek

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS

Atualizado: 10 de jun. de 2020


Neste artigo vamos entender, de forma clara e direta, o que é e qual a importância de se elaborar um Plano de Negócios sempre que se deseja realizar um investimento, seja ele em uma nova empresa ou na ampliação de um negócio já estabelecido.

Muito provavelmente você já ouviu falar de Plano de Negócios ou Business Plan, na língua inglesa, mas o que é, realmente, um Plano de Negócios?


Imagine que você tenha observado um produto ou serviço que não atenda de forma adequada os clientes ou você mesmo tenha passado por alguma experiência ruim ao entrar em uma loja ou adquirir alguma coisa, talvez tenha passado em sua cabeça algo do tipo: “Puxa! Eles deveriam ser mais atenciosos” ou “Ei, eu posso fazer isso melhor”. Normalmente esse é um dos gatilhos para que empreendedores enxerguem uma oportunidade de negócio: atender os clientes com maior qualidade, em menor tempo e com mais atenção. Com empresas já estabelecidas acontece algo parecido, seus dirigentes devem estar sempre atentos às oportunidades que o mercado apresenta, como, por exemplo, uma nova tecnologia, uma nova tendência de consumo ou algum concorrente que se retira do mercado. Nas duas ocasiões descritas, para que se atinjam os objetivos desejados, é necessário investimento. Colocar dinheiro, mobilizar esforços e pessoas exige uma boa dose de certeza de que valerá a pena e trará o retorno desejado.

O que o Plano de Negócios permite é que se organize essas ideias, as oportunidades observadas e os investimentos necessários sob a forma de um estudo criterioso que maximize a probabilidade de sucesso do empreendimento, ou seja, diminua o risco.

As várias etapas do Plano de Negócios fazem com que se verifiquem o setor de atuação, quem já atua nesse setor, quem são os clientes, os recursos e a estrutura necessários, as operações diárias, entre outros vários aspectos que compõem um empreendimento.


👉Por que devo fazer um Plano de Negócios?


Um bom plano exige que determinadas situações sejam analisadas e determinados cenários sejam traçados. Um Plano de Negócios permite simular determinadas situações e avaliar as melhores alternativas para extrair os resultados desejados. O plano serve para testar hipóteses e aprimorar o modelo desse novo negócio que se deseja criar. É na elaboração do plano que é permitido errar e buscar alternativas antes de ter prejuízos reais. É na elaboração do Plano de Negócios que se comprova se uma ideia pode, realmente, se tornar um negócio viável, em quanto tempo e com que investimento.

No fim das contas, o Plano de Negócios se torna um instrumento de vendas uma vez que servirá para justificar investimentos próprios de quem o elabora e também quando se deseja buscar investimentos de terceiros, sejam eles possíveis sócios como também investidores.

E quem deve fazer um Plano de Negócios? Qualquer um que busca empreender, seja uma grande empresa multinacional buscando expandir sua linha de produtos seja um pequeno empresário que busca abrir seu primeiro negócio, o importante é ter em mente que antes de sair correndo é preciso planejar a jornada.



Saiba tudo sobre Plano de Negócios e como transformar suas ideias em negócios criativos e lucrativos. Adquira o Ebook clicando na figura abaixo:




#treinamentoempresarial,#coach,#treinamento,#consultoria,#coaching,#liderança,#treinamentoempresarial,#empreendedorismo,#comunicação,#cursosempresas,#cursosparticulares,#cursosonline,#competencias,#competências,#inteligenciaemocional,#recrutamentoeseleção,#rh,#iso9001,#rh,#recursoshumanos,#gestãodepessoas,#gestaodepessoas,#liderança,#lideranca,#departamentopessoal,#psicologia,#gestaoporcompetencias,#gestãoporcompetências,#desenvolvimentohumano,#produtividade,#qualidade,#melhoriadeprocessos,#leanmanufacturing,#sgq,#sistemadegestaodaqualidade,#sistemadegestãodaqualidade,#pequenasempresas,#negocios,#sucesso,#assessoria,#empreendedor,#orientação,#melhorarminhaempresa,#engajamentodepessoas,#estrategias,#estratégias,#melhorias,#desenvolvimentohumano,#cursosespresariais,#cursosparaempresas,#cursos,#treinamentos,#palestrashow,#conhecimentos, #habilidades,#atitudes,#CHA, ,#matrizdecompetencias,#matrizdecompetências,#dds,#segurança,#seguranca,#SIPAT,#sipat,#eventosempresariais,#coaching,#aulasexpositivas,#cursosetreinamentos;#palestrasdinâmicas;#palestrasmágicas;#teatro;#programadeauditório; #conferências;#seminários;#workshops;#estudodecaso;#discussãoempequenosgrupos; #dramatização;#simulação;#jogosempresariais;#brincadeirasempresariais #reuniões;#oficinasdetrabalho;#Intervenções;#projetos;#campanhas,#planodenegocios

101 visualizações0 comentário
bottom of page