top of page

Ricardo Formanek

Coaching executivo & de negócios

Olá...

Durante muitos anos atuando como profissional de engenharia, administração de empresas e empreendedor, pude perceber a enorme complexidade do mundo dos negócios, especialmente quando lidamos com pessoas. E nós lidamos com pessoas o tempo todo! Sejam colegas, clientes, chefes ou subordinados. Se você ocupa um cargo de liderança, você sabe que comandar pessoas de diferentes perfis e expectativas variadas é um enorme desafio e pode gerar uma série de dificuldades. 

Minha missão é ajudar profissionais de todas as áreas, executivos, dirigentes empresariais e empreendedores a conduzir suas carreira e seus negócios de forma a criar ambientes de alto desempenho, desenvolver estratégias poderosas e construir equipes extraordinárias.

O que é coaching?

O processo de coaching coloca seu foco nas possibilidades futuras e não nos erros do passado.

Coaching é sobre desbloquear o potencial de um indivíduo para maximizar sua performance. Isso significa que, na maioria das vezes, o conhecimento e as habilidades necessários para atingir resultados extraordinários já está dentro de cada um de nós. Mas se o conhecimento está dentro de nós, por que nem sempre atingimos nossos objetivos? 

Em muitas ocasiões, nosso conhecimento está desorganizado e temos dificuldade em associá-lo às nossas necessidades profissionais. Algumas vezes o medo de errar acaba sufocando nossa vontade de progredir. Qualquer que seja a razão, um processo de coaching bem conduzido tem por objetivo eliminar as amarras que impedem um indivíduo de ser bem sucedido à sua maneira. 

O queé coaching?
E o que não é coaching?

O termo coaching tem sido empregado de forma equivocada para as mais variadas atividades relacionadas a temas que, muitas vezes, não só não geram os resultados desejados como provocam danos que vão desde pequenas desilusões a estados depressivos e até mesmo prejuízos físicos.

É importante destacar que palestras motivacionais, terapias ou consultorias não são componentes de um programa de coaching, embora tenham enorme utilidade em uma série de outras ocasiões. 

Portanto, ao ouvir a palavra coaching ou quando alguém se apresentar como coach, esteja atento e preparado para saber do que realmente se trata.

Não é coaching

Quem precisa de coaching?

De forma bem objetiva, todos aqueles que buscam desenvolvimento pessoal ou profissional podem se beneficiar enormemente de um programa de coaching, mas, para não sermos muito genéricos, listamos abaixo algumas ocasiões específicas em que o coaching pode trazer resultados surpreendentes:

  • Profissionais que desejam atingir um novo patamar de sucesso em suas carreiras, como assumir uma nova área, buscar uma promoção, aprimorar suas habilidades de liderança ou iniciar um negócio próprio.

  • Pessoas que estão enfrentando desafios momentâneos como excesso de estresse, dificuldade de se relacionar ou insuficiência de inteligência emocional. 

E você, o que acha?

Agora que você já sabe o que é e o que não é coaching, e sabe em que ocasiões o coaching pode ser extremamente útil, veja se você está passando por algum desses obstáculos:

SOBRECARREGADO?

Está se sentindo muito pressionado pelo trabalho e suas responsabilidades? 

CONFUSO?

Está em dúvida sobre qual caminho escolher e quais são as ações necessárias?

PREOCUPADO

Ansioso e com medo de falhar ao executar as ações que são esperadas de você?

Se você se identificou com alguma dessas situações (ou com todas, quem sabe?) saiba que você não está sozinho. Talvez você esteja pronto para pedir ajuda e trabalhar essas questões de forma profissional e com a metodologia adequada. 

bottom of page